Nova pagina 2

Aula 01
Por dentro do Illustrator CS4


O Adobe Illustrator é considerado um dos melhores programas de edição de imagem vetorial utilizados atualmente. Foi desenvolvido pela Adobe Systems, a mesma empresa do Photoshop. No Brasil, seu mercado ainda é pequeno, mas graças à sua compatibilidade com o Adobe Photoshop isso vem mudando. A versão atual do programa, a CS (Creative Suite), oferece precisão com ferramentas sofisticadas de desenho, pincéis e diversos recursos para que o usuário realize seu trabalho de maneira mais ágil e integrada com os demais softwares da Adobe.

Sua utilização abrange trabalhos de design gráfico, tais como criação de imagens para internet, cartões, cartazes, logotipos e muito mais.

1.0. Noções Preliminares

1.1. O que é Vetor?

O Illustrator utiliza o vetor dentro do que chamamos de gráficos digitais vetoriais, nos quais são reproduzidas fórmulas algébricas que determinam todas as características das linhas e preenchimentos (posição, comprimento, direção). De uma forma simples, os vetores são imagens que não perdem nada em qualidade quando são redimensionadas (esticadas, alongadas, encolhidas, ampliadas no zoom), ao contrário dos BITMAPs utilizados em fotografias e imagens comumente encontradas na internet nos formatos mais comuns como BMP, JPG, PNG e GIF. Os vetores proporcionam gráficos perfeitos para quem precisa de resoluções altas e imagens precisas, além de possibilitar grande facilidade na edição e ainda de animação, pois na grande maioria dos softwares de animação gráfica como o Flash, o vetor também é utilizado.

1.2. O que é BITMAP?

O próprio nome, traduzido para o português, nos dá o significado do que é o BITMAP: um mapa de bits (dados processados). Imagens comuns (com extensões JPG, BMP, PNG, GIF), incluindo fotografias, imagens scanneadas, são sempre formadas por pequenos pontos (pixels), cada um com uma cor específica. Isso pode ser facilmente compreendido abrindo uma fotografia sua em qualquer visualizador de imagens e dando-se o máximo de zoom possível até que você possa enxergar cada pixel (quadradinho). Estas imagens possuem uma versatilidade aparentemente maior, mas que se não estiverem em alta resolução dificilmente poderão ser trabalhadas com grande versatilidade, pois em qualquer redimensionamento ela perderá muito da sua qualidade.

Para entendermos um pouco melhor, vamos comparar duas imagens, uma VETORIAL e uma BITMAP, sob o efeito de zoom e compreender porque os designs sempre necessitam de imagens em alta resolução ou em vetor:

Fonte: http://www.vecteezy.com

Repare que a imagem bitmap, ao dar zoom, ficou embaçada, enquanto a vetorial manteve suas qualidades. Resumindo, segue uma comparação entre os tipos de imagens:

Imagens Vetoriais

Imagens Bitmaps

Ideal para trabalhar com imagens criadas a partir de figuras geométricas simples

Ideal para imagens que têm muita variação de tons e cores, tais como fotos, que não podem ser feitas a partir de figuras geométricas

Pode ser ampliada ou reduzida, sem afetar qualidade

Ao ser ampliada, sofre perda de qualidade e seus pontos (pixels) tornam-se visíveis

Ocupa pouco espaço

Ocupa muito espaço em disco, dependendo da qualidade da imagem


1.3. Palavras, termos e expressões ligadas ao uso do Illustrator

Objeto: Dentro do Illustrator todo elemento ligado ao desenho, seja uma linha, forma, texto, curva, camada, símbolo ou ainda uma imagem importada em BITMAP será considera um objeto, que poderá assim ser editado separadamente. Lembrando que um objeto em uma imagem vetorial pode ser qualquer elemento da imagem, porém na imagem BITMAP, um objeto será a imagem toda por completo, sem a possibilidade de desmembrá-la.

Desenho: É a arte que foi ou será criada dentro do software, que também pode ser chamada de trabalho.

Prancheta (Artboard): é a área reservada para a criação do trabalho.

Painéis: Pequenas janelas com determinados comandos, ferramentas ou configurações para alterações em determinadas ações, objetos ou mesmo ferramentas.

Menu desdobrável: Ao clicarmos e segurarmos em alguma ferramenta que contenha uma pequena setinha em sua área inferior, estaremos abrindo um menu desdobrável com um grupo de ferramentas relacionadas a que clicamos.

Texto artístico: Todo texto que for passível de edição e aplicação de efeitos visuais diferenciados.

Texto de parágrafo: Todo texto capaz de ser editado em sua formatação de parágrafo como nos dos editores de texto (Word e outros) podendo alterar seu alinhamento e outras características do bloco de texto todo.

2.0. Iniciando o Illustrator CS4

2.1. Tela Inicial

Ao abrirmos o Illustrator CS4, será apresentada uma janela com opções rápidas de acesso como, por exemplo, para abrir algum arquivo recém trabalhado. Clique em Fechar, caso não deseje utilizar nenhuma das opções apresentadas.

Para iniciar um trabalho novo, clique no menu File, New.

Vamos preencher essa tela, passo a passo:

  1. Caso deseje, digite um nome para seu trabalho no campo Name.
  2. Informe o número de pranchetas em Number of Artboards. Atenção: poder criar mais de uma artboard é um recurso novo do Illustrator CS4. Caso deseje fazer isso posteriormente, também é possível. Informe, também, a ordem em que deseja dispor as pranchetas na tela:

· Grid by row (grade por linha): Organiza várias pranchetas no número de linhas que for definido. Por padrão, o Illustrator cria uma aparência mais quadrada possível com o número de pranchetas informado.

· Grid by Column (grade por coluna): Organiza várias pranchetas no número de colunas que for definido. Por padrão, o Illustrator cria uma aparência mais quadrada possível com o número de pranchetas informado.

· Arrange by row (organizar por linha): organiza as pranchetas em linha reta.

· Arrange by column (organizar por coluna): organiza as pranchetas em coluna reta.

· Change to right to left layout (altera para layout da direita para esquerda): organiza diversas pranchetas em forma de linha ou coluna definida, exibindo-as da direita para a esquerda.

  1. Em Size, escolha o tamanho do papel. Automaticamente serão definidas a largura e a altura (Width e Height). Se desejar um tamanho de papel diferente, opte por digitar as medidas nos campos Widht e Height. Lembre-se sempre de definir a unidade de medida no campo Units.
  2. Em Orientation, selecione a opção paisagem ou retrato.
  3. Para definir se o padrão de cores a ser usado será CMYK ou RGB, clique em Advanced e informe no campo Color Mode. Veremos mais detalhes sobre modelos de cores nos capítulos adiante. Por fim, clique em OK.

2.2. Área de Trabalho

Para quem já utiliza o Photoshop, a tela do Illustrator apresentará algumas semelhanças. Vamos analisar agora a área de trabalho do Illustrator CS4:

Vamos agora acompanhar a legenda para entendermos um pouco mais sobre a imagem ilustrativa acima:

1- Menus de Opções (File, Edit, ...) muito semelhante aos padrões da Microsoft. Note que não há barra de títulos. O nome do arquivo aparece logo abaixo, na prancheta, e o nome do programa é representado apenar por seu símbolo (AI).

2- Caixa de ferramentas: ícones para as principais ferramentas a serem utilizadas na criação e edição de uma arte. Os ícones que apresentam uma setinha preta permitem abrir ainda um menu desdobrável para escolher alguma outra ferramenta referente a que foi clicada.

3- Barra de propriedades das ferramentas selecionadas, suas opções são alteradas de acordo com a ferramenta selecionada.

4- Artboard ou Área de trabalho, semelhante ao que seria a nossa mesa. É toda a área disponível para edição. O tamanho dessa área foi configurado quando abrimos um arquivo novo. Para alterar, basta clicar no menu File, Document Setup. Uma área de segurança é representada por uma linha pontilhada, chamada de Page Tiling, podendo ser ocultada por meio do menu View, Show Print Tiling. É possível desenhar fora da artboard que foi definida no início e depois ocultar o desenho ou arrastá-lo para dentro da artboard. Lembrando que o que estiver fora da artboard não será impresso.

No CS4 a novidade é a possibilidade de abrir até 100 pranchetas (ou artboards) em um mesmo arquivo.

5- Paletas flutuantes: janela que oferece opções para a ferramenta escolhida. Podem ser acionados por meio do menu Window. Para ocultar temporariamente as paletas e a caixa de ferramentas, utilize a tecla Tab.

6- Zoom: permite ver qual o zoom do seu documento no momento e alterar para outro, que varia de 3,13% a 6400%. A opção Fit on Screen permite encaixar o desenho na tela.

7- Painéis: nessa barra estão os painéis do Illustrator. Ao pressionar o botão das setinhas, localizado na parte superior (Expand Panels), os painéis serão expandidos.

8- Barra de Rolagem e Páginas: Estas abas facilitam a navegação do usuário pelas páginas criadas em seu documento atual, podendo ainda utilizar a tradicional barra de rolagem horizontal para navegar por sua área de trabalho.

No CS4, outra novidade são as guias inteligentes: pop-ups instantâneos que aparecem com informações sobre alinhamentos e medidas. Os objetos também conseguem se encaixar em qualquer alinhamento que você escolher.

2.3. Caixa de Ferramentas

Vamos analisar a Caixa de ferramentas de uma maneira geral. Cada ícone abaixo representa uma ferramenta e, caso possua uma pequena seta no canto inferior, indica que possui um menu desdobrável que pode ser acessado ao clicar e segurar determinado ícone. Vejamos a caixa de ferramentas:

Vejamos agora todos os menus desdobráveis presentes na caixa de ferramentas, lembrando que, os menus desdobráveis estão disponíveis em todos os ícones que possuem a pequena seta preta no canto inferior direito.

A - Menu Desdobrável de Direct Selection:

- Group Selection : seleciona objetos agrupados

B - Menu Desdobrável de Pen Tool:

- Add Anchor Point ( + ): adiciona vértices em paths

- Delete Anchor Point ( - ) - deleta vértices em paths

- Convert Anchor Point (Shift + C) - converte vértices em curva

C - Menu Desdobrável de Type Tool:

- Area Type - cria textos horizontais com a forma de um caminho definido

- Type on Path - cria textos horizontais em caminhos

- Vertical Type - cria textos verticais

- Vertical Area Type - cria textos verticais com a forma do caminho definido

- Vertical Type on Path - cria textos verticais em caminhos

D - Menu Desdobrável de Line Segment Tool:

- Arc - cria arcos abertos e fechados

- Spiral - cria uma espiral

- Rectangular Grid - cria uma grade retangular ou quadrada

- Polar Grid - cria uma grade circular ou oval

E - Menu Desdobrável de Rectangle Tool:

- Rounded Rectangle - cria um retângulo ou quadrado com cantos arredondados

- Ellipse - cria uma elipse ou círculo

- Polygon - cria um polígono

- Star - cria uma estrela

- Flare - cria um flash de luz ou brilho de lentes

F - Menu Desdobrável de Pencil Tool:

- Smooth - suaviza os vértices do objeto

- Path Eraser- apaga os segmentos de uma figura

G - Menu Desdobrável de Eraser Tool:

- Scissors - corta objetos através de seus vértices

- Knife - corta objetos e textos (em curvas)

H - Menu Desdobrável de Rotate Tool:

- Reflect: reflete eixos e ângulos de objetos, textos e imagens.

I- Menu Desdobrável de Scale Tool:

- Shear - permite a distorção angular de objetos, textos e imagens

- Reshape - permite criar vértices curvados nos objetos

J - Menu Desdobrável de Warp Tool:

- Twirl - cria uma distorção em redemoinho nos objetos

- Pucker - esvazia um objeto movendo os pontos em direção ao cursor

- Bloat - infla os objetos afastando os pontos do cursor

- Scallop - cria distorções pontiagudas arredondadas nos objetos

- Crystallize - cria distorções pontiagudas nos objetos

- Wrinkle - cria distorções enrugadas nos objetos

K - Menu Desdobrável de Symbol Sprayer Tool:

- Symbol Shifter - desloca os símbolos

- Symbol Scruncher - aproxima ou afasta os símbolos

- Symbol Sizer - altera escala dos símbolos

- Symbol Spinner - rotaciona os símbolos

- Symbol Stainer - modifica as cores dos símbolos

- Symbol Screener - cria transparência nos símbolos

- Symbol Styler - utiliza o Graphic Styles no preenchimento dos símbolos

L- Menu Desdobrável de Column Graph Tool:

- Stacked Column Graph - cria um gráfico de colunas empilhadas

- Bar Graph - cria um gráfico de barras

- Stacked Bar Graph - cria um gráfico de barras empilhadas

- Line Graph - cria um gráfico de linhas

- Area Graph - cria um gráfico de área

- Scatter Graph - cria um gráfico disperso

- Pie Graph - cria um gráfico de pizza

- Radar Graph Tool - cria um gráfico de radar

M- Menu Desdobrável de EyeDropper Tool:

- Measure - mede ângulos e distâncias de objetos

N - Menu Desdobrável de Slice Tool:

- Slice Selection - seleciona as imagens fatiadas

O - Menu Desdobrável de Hand Tool:

- Print Tiling- imprime lado a lado, ajustando a grade da página para controlar o local no qual o trabalho artístico aparecerá na impressão.

3.0. Exibição de réguas na Área de Trabalho

O Illustrator permite exibir réguas em suas pranchetas. As réguas são úteis para trabalhar medidas com precisão. O ponto no qual o zero aparece é chamado de Origem da Régua.

  1. Clique no menu View, Show Rulers.

Atenção: para alterar a unidade de medida padrão da Régua clique no menu Edit, Units & Display Performance. Altere a unidade para General (Geral), Stroke (traçado) e Type (tipo). A medida definida em Geral afeta réguas, medida de distância entre pontos, definição do espaçamento de grades e guias, transformação e movimento de objetos e criação de formas.

Agora você deverá escolher ferramenta por ferramenta, com muita paciência e atenção, para conhecê-las melhor, entender seu funcionamento individual, sua aplicação com outras ferramentas a fim de iniciar sua descoberta e experiência com o Illustrator CS4, afinal, este software deve ser utilizado para fins criativos e, nada melhor do que uma interface intuitiva e prática para que você descubra as possibilidades de cada ferramenta dentro de um futuro trabalho de criação ou edição. Vamos, então, começar a utilizar o software para criar objetos simples.


Clique aqui para ver a aula 02

Clique aqui para comprar o curso completo de Illustrator

             Acrisoft
          São Paulo: (11)2626-9108
          Campinas: (19)4062-0156
          Rio de Janeiro: (21)4062-0019
          Salvador: (71) 2626-2023
                                 Responsável: Prof. Moisés F. Pereira                      
   
  
       CREA-SP: 5062053109
                              

               
SiteLock

                  

Site Powered By
    Olympic Web Design Site Builder
    Online web site design