Curso de açougueiro


Agora já é possível fazer o curso de Açougueiro e receber o certificado da Junta-Técnica, totalmente a distância.

Clique aqui para saber para fazer o curso e receber o certificado de Açougueiro.

Aula de amostra 

Atenção: Não tente utilizar nenhuma ferramenta do açougue até chegar ao final do curso.

Muitas pessoas no passado tornaram-se açougueiros sem cursos, mas atualmente profissionais de todas as áreas buscam cursos de formação. Dessa forma vê-se que é diferente ser açougueiro com experiência ou açougueiro com formação. O açougueiro formado está bem consciente de várias questões de suma importância, dentre elas a higiene e a segurança no trabalho, zelando não somente por si mais pelos seus colegas de profissão.

Aparentemente tudo pode parecer simples, porém cada ferramenta esconde seus perigos e existem ferramentas e máquinas realmente muito perigosas dentro de um açougue.

Saiba que mesmo um açougueiro muito experiente pode se ferir.

Um dos maiores segredos de se utilizar bem uma ferramenta é estar concentrado no que está fazendo.

Por exemplo, um açougueiro que teve uma discussão com o cliente ou com o patrão, está no calor da emoção e de repente ele já está utilizando a serra fita, sem mesmo ter consciência do que está fazendo.

Ou o açougueiro que se distrai durante o trabalho e faz do corte uma coisa automatizada.



Por isso tenha em mente duas coisas para desempenhar um bom trabalho:

1-Conhecer tudo sobre a ferramenta ou equipamento utilizado

2-Estar concentrado no que está fazendo.

Se estiver nervoso, pare, respire e recomece o trabalho mais tarde.

Funções do açogueiro
Trabalhar com o corte de carnes em um açougue é apenas uma das diversas funções exercidas pelo açougueiro. Os estabelecimentos, cada vez mais, estão se modernizando e com eles o perfil deste profissional. As atribuições básicas, contudo, continuam sendo:

·      Limpar e cortar a carne que será comercializada;

·      Atender os clientes separando e cortando o produto conforme a preferência dos mesmos;

·      Zelar pela higiene, mantendo o ambiente de trabalho limpo, promovendo assim o bem-estar dos clientes e de todos os funcionários, além de contribuir para uma clientela fixa.


Esse curso tem por objetivo apresentar um panorama geral da atividade de açougueiro, com suas atribuições, bem como mantê-lo informado sobre as últimas tendências de um mercado em franca expansão e modernização.

 

 Características necessárias para se exercer a função

Os açougueiros geralmente trabalham em conjunto, em açougues ou casas especializadas em carnes. Atualmente o mercado das grandes capitais já dispõe de estabelecimentos mais modernos e arrojados que se conjugam com espaços de refeições rápidas por exemplo. Outros dão atenção especial ao balcão de modo que este lembre uma vitrine, onde ficam expostos, com charme e graça, cortes comuns de carnes bovinas e suínas até sofisticadas embalagens de produtos temperados e recheados de carnes exóticas.



Tais estabelecimentos são ainda uma novidade, mas que aos poucos chegam aos principais centros urbanos do país, apontando uma nova tendência num mercado que até pouco tempo atrás não necessitava de qualificação.

Na maioria das empresas, no entanto, espera-se que o açougueiro entenda da anatomia bovina e suína e das carnes, suas características principais e a melhor forma de prepará-las, para poder orientar e ajudar o cliente a escolher a carne e a forma de corte. Outras qualidades desejáveis são:
 

  • Ter boa visão e firmeza nas mãos;
  • Habilidade com objetos cortantes como facas;
  • Cordialidade e paciência no atendimento aos clientes;  
  • Capacidade de concentração.

Principais atividades de um açougueiro

O profissional deve estar apto a:

  • Receber os produtos, conferindo a quantidade e qualidade, fazer o retalhamento das peças, utilizando instrumentos e técnicas apropriadas;
  • Cuidar da armazenagem dos diferentes tipos de carne em locais apropriados evitando sua deterioração, separando-os por categorias;
  • Proceder a controles estabelecidos na área de atuação e desempenhar outras atividades correlatas e afins;
  • Manter a ordem e higiene do local, a fim de evitar acidentes e proliferação de insetos, o que inclui limpeza dos balcões de atendimento;
  • Zelar pela conservação, limpeza e segurança dos equipamentos, instrumentos e utensílios peculiares ao trabalho, bem como dos locais, atento a qualquer irregularidade;
  • Manter sempre o uniforme limpo;
  • Limpar a gordura da carne;
  • Atender aos pedidos dos clientes com disposição e educação;
  • Cortar a carne em pedaços de acordo com o gosto do cliente, embalando os produtos adequadamente;

 

Áreas de atuação e especialidades

O açougueiro trabalha sempre com a carne, porém os estabelecimentos onde pode trabalhar variam, como por exemplo:

  • Açougues: podendo trabalhar na função ou ser o dono do próprio negócio;
  • Supermercados: trabalhando na seção de carnes.



    Nesse tipo de estabelecimento, o profissional, geralmente, não trabalha diretamente com o cliente, ele corta a carne em um padrão de peso e tamanho e a embala, temperando e recheando quando necessário e se o conhecimento assim o permitir. Porém pode também atender a um cliente que faça um pedido de corte diferente.
     
  • Frigorífico: nesse local o profissional tem contato com a carne logo depois do abate.



     Aqui, deve separar os diferentes tipos de carne realizando a primeira limpeza e inspeção de qualidade. A partir daí a carne segue para os locais ou pontos de venda.

 

 Mercado de trabalho

Como já abordamos o mercado do profissional de açougue é muito amplo e  o perfil desse profissional vem se atualizando conforme as novidades no mercado, exigindo, portanto, que se adquiram habilidades para acompanhar esse processo. A simples observância de açougueiros que já exercem a atividade já não é suficiente para preparar esse futuro profissional. Hoje as empresas prezam atitudes que demonstrem iniciativa, facilidade nas relações interpessoais e atendimento ao público. Helenildo dos Santos, gerente de casa de carnes no interior paulista, assim resume o perfil desejável:
 

"Contratamos um profissional que esteja no mercado, mas se tivermos alguém que não tenha ainda muita experiência, mas que demonstre facilidade para trabalhar em equipe, se dando bem tanto com os colegas de trabalho quanto com a clientela damos preferência, porque o mercado não pode mais aceitar quem não se atualiza ou se relaciona com as pessoas".
 

A opinião acima corrobora a informação do Sindicato das Carnes de São Paulo, sobre a modernização do setor. Segundo a entidade, várias casas no Brasil começam a assumir tendências das mais modernas da Europa por exemplo. São balcões de auto atendimento em que são exibidos os mais diversos tipos de cortes de carnes já fracionados, temperados, embalados, muitas vezes recheados para serem armazenados diretamente em freezers domésticos. Nessas lojas há também alimentos pré-preparados e até mesmo já prontos para o consumo.

Esse assunto sobre o mercado de trabalho não se esgota e merece atenção especial na aula especialmente dedicada a ele. Por hora, é importante refletir que o investimento pessoal num curso dessa natureza contribui e muito para diferenciá-lo na profissão. 

Clique aqui para saber para fazer o curso e receber o certificado de Açougueiro.

 

Registros 

Confira aqui o registro do certificado ou certificados em andamento. 

                                                                                       

Acrisoft
Sede da Empresa: Av. Bandeirantes, 463 - São Roque - São Paulo - CEP: 18134-220
CNPJ: 04.679.986/0001-29
Responsável: Prof. Moisés F. Pereira

Se preferir busque e pague seu curso no Correio com frete grátis.


Descubra-nos no Google+

Cidades já atendidas a distância ou por cursos presenciais:

São Paulo, Campinas, Sorocaba, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Araraquara, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Taubaté, Itu, Marília, Americana, Piracicaba, Rio Claro, Jaú, Araçatuba, Barretos, Limeira, Santo André, São Bernardo do Campo, Santos, Jundiaí, Rio de Janeiro, Petrópolis, Campos, Macaé, Nova Friburgo, Duque de Caxias, Barra Mansa, Volta Redonda, Teresópolis, Campos do Goytacazes, Cabo Frio, Niterói, Florianópolis, Blumenau, Joinville, Lajes, Chapecó, São José, Jaraguá do sul, Salvador, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Ilhéus, Itabuna, Vitória da Conquista, Fortaleza, Sobral, Tianguá, Canindé, Maracanaú, Brasília, Taguatinga, Goiânia, Rio Verde, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Catalão, Jataí, Cuiabá, Campo Grande, Dourados, Belo Horizonte, Montes claros, Juiz de fora, Governador Valadares, Uberaba, Uberlândia, Betim, Contagem, Sete Lagoas, Ipatinga, Curitiba, Ponta Grossa, Maringá, Cascavel, Londrina, Recife, Olinda, Caruru, Jaboatão dos Guararapes, Petrolina, Teresina, Natal, Mossoró,Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Maria, Pelotas, Porto Velho, Boa Vista, Palmas, Aracajú, Rio Branco, Maceió, Macapá, Manaus, , João Pessoa, Vitória, Vila Velha, Cariacica, Belém, Santarém, São Luis.

Site Powered By
    Olympic Web Design Site Builder
    Online web site design